» Você está vendo as informações de todos os campeonatos
IMPRENSA
08/09/2016
A saga de Joel Mendes Júnior, único catarinense no grid da Fórmula Truck

Representante do Vale do Itajaí na categoria mais popular do automobilismo brasileiro, Joel Mendes Jr. tem muita história pra contar em seu primeiro ano pilotando caminhões


Correndo com um macacão emprestado nas primeiras etapas, Joel Mendes Júnior é um dos destaques da temporada 2017 da Fórmula Truck. Foto: Jefferson do Amaral.

Joel Mendes Júnior ou Joelvis. É assim que o piloto nascido em Brusque é conhecido na Fórmula Truck no ano em que faz sua estreia, pela também estreante equipe Fábio Fogaça Motorsport. E o novato já mostra que os seus títulos no kart e a experiência no automobilismo americano com os Sprint Cars estão dando frutos.

Em apenas 6 corridas com o caminhão Ford, Joel Mendes Jr. chegou a “beliscar” o pódio na etapa de Campo Grande, porém uma quebra na última volta tirou a chance de trazer um troféu logo em sua terceira participação na categoria. A prova que Joel é um piloto rápido estão nos resultados que já conquistou em pouco tempo: são dois Top 10 nas classificações finais das corridas e frequentemente se posiciona entre os 10 primeiros nos treinos livres.

Os desafios de um piloto no automobilismo brasileiro
Mas quem vê o sorridente piloto catarinense caminhando entre os boxes das equipes da Fórmula Truck, não imagina a batalha extra pista que o piloto e equipe enfrentam para permanecerem no grid em cada etapa. Com um orçamento extremamente apertado, Joel aproveita os espaços que tem no seu trabalho como Cirurgião Dentista para captar patrocínio para sua equipe. “Temos muita coisa a fazer, sei que tenho potencial para chegar na frente. Mas em uma equipe temos muitas contas pra pagar: são mecânicos, engenheiros, custos de logística, alimentação, taxas de inscrição das corridas e o trabalho de desenvolvimento do caminhão. Mas para isso precisamos de aporte financeiro para conquistar o nosso espaço. Por isso no meu dia a dia eu respiro Fórmula Truck, preciso captar patrocínios para viabilizar tudo isso.”

O aprendizado com “O Monstro”
Joel é piloto da equipe Fábio Fogaça Motorsport, de propriedade do filho da lenda do automobilismo brasileiro, Djalma Fogaça. Djalma competiu na Stock Car entre os anos 80 e 90 e atualmente é piloto da DF Motorsport. Cada um com sua equipe, pai e filho tem um trabalho de desenvolvimento mútuo dos caminhões Ford.

E muito dessa experiência de pista, Joel Mendes Jr. extrai do “Monstro” Djalma Fogaça: “Sei que o Djalma guia muito e tento extrair o máximo de informações durante as nossas reuniões de equipe. É só assistir os vídeos das câmeras on-board dele pra saber que o cara é monstro”.

Parece que o maior desafio do piloto catarinense é mesmo o orçamento da equipe, mas Joel planeja um futuro melhor na categoria: “Sabemos do orçamento apertado e do trabalho fantástico que o Fabinho vem fazendo na eletrônica do meu caminhão. Estamos competitivos, uma pena que na última etapa não consegui ir para a corrida pois bati o caminhão nos treinos de sábado e sem orçamento para consertá-lo, acabei não largando.”

Além do planejamento para a temporada 2017, Joel e sua equipe se preparam para a 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que acontecerá na cidade de Cascavel nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

45 3056-5001
41 9675-3012
albert@mkt4sport.com.br
Rua Guarani, 1085 - Sala 01
Centro - CEP 85900-190
ToledoPR

Copyright M4S 2015. CNPJ: 01.234.567/0001-89. Desenvolvido por Mova.